Do grão ao pão

cultivo da terra como ferramenta pedagógica no 3º ano da Escola Waldorf

Autores

  • Ana Paula Galdino

Palavras-chave:

Agricultura, Pedagogia, Cultivo de cereais, Escola Waldorf

Resumo

A Escola Waldorf nos traz à luz oportunidade de atuar com propostas concretas de construção do conhecimento. Através de atividades práticas de ensino/aprendizagem das ciências da natureza é possível envolver as crianças e jovens com situações didáticas ao ar livre, como construção e manutenção lavouras de cereais. As atividades pedagógicas que envolvem práticas de agricultura são possíveis em todos os anos escolares, desde o Jardim de Infância até o Ensino Médio. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a atividade pedagógica de plantio de cereais praticada com crianças de 9 anos, na classe do 3º ano. Para isso, foi analisada a matéria "Do Grão ao Pão", por meio de revisão bibliográfica e observação de classe durante este trabalho. Esta época (matéria) obrigatória no 3º ano na Escola Waldorf, busca desenvolver nas crianças o interesse pela vivência de atividades humanas elementares como preparar a terra, plantio, tratos culturais, manejo, contemplação, colheita, beneficiamento e comer o fruto do trabalho. Dessa maneira, torna-se uma proposta educativa concreta que pretende mostrar o mundo real as crianças na idade de 9 anos e formar seres para perceber a complexidade e as potencialidades da própria presença do ser humano no ambiente natural. Mostram que para se perceber o sentido da existência é preciso vivenciar, possibilitando relações entre os processos naturais por onde a natureza sustenta a vida. A percepção dessas conexões e inter-relações pode ser proporcionada ao ser humano a partir da prática do cultivo dos cereais como ferramenta pedagógica no 3º ano da Escola Waldorf.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

GALDINO, Ana Paula. Do grão ao pão: cultivo da terra como ferramenta pedagógica no 3º ano da Escola Waldorf. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 56–56, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/220. Acesso em: 18 jun. 2025.