Abrir as janelas do conhecimento

a "história do primeiro dia" na pedagogia Waldorf

Autores

  • Renan Bastos de Olivas Ferreira Santos

Palavras-chave:

Narrativa, Primeiro ano, Imagem, Pedagogia Waldorf

Resumo

As crianças são despertadas para as narrativas desde cedo, já que as histórias chegam até elas em vários momentos de interação social. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental Waldorf, as imagens surgem por meio de narrativas, antes de se apresentarem prontas em uma lousa ou em uma ilustração. Na pedagogia Waldorf, as narrativas são vistas, muitas vezes, como possibilidade de situar o ser humano em seu meio cultural, trazendo um conteúdo que não é explícito, uma realidade ainda moderada que cria um novo sentido às coisas. O presente estudo propõe-se, por meio de uma abordagem qualitativa e como estudo de caso, a analisar o ato de criar e contar a narrativa do primeiro dia de aula do IP ano de uma instituição de ensino ligada à pedagogia Waldorf. A história do primeiro dia, que é contada pelo professor de classe e acompanhará a turma durante os oito anos do Ensino Fundamental, é frequentemente uma narrativa com elementos arquetípicos, que tem um intuito de expressar essa ligação que está se iniciando. Faz uso de muitas imagens e objetiva vincular a criança pelo coração e as mobilizar para o fazer e despertar a vontade de participar do que está sendo proposto. Visa, também, vislumbrar a trajetória biográfica de uma classe. Para isso, pretende-se analisar o processo de criação dessa narrativa, a experiência do professor, o significado dessa história para o caminho que percorrerão juntos e sua possível importância para a formação do grupo.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

SANTOS, Renan Bastos de Olivas Ferreira. Abrir as janelas do conhecimento: a "história do primeiro dia" na pedagogia Waldorf. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 47–47, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/219. Acesso em: 18 jun. 2025.