O desenvolvimento da linguagem na primeiríssima infância
Palavras-chave:
Primeiríssima Infância, Desenvolvimento infantil, Fala, Comunicação, LinguagemResumo
A aquisição da linguagem não é simplesmente a aquisição de uma função, ou uma imitação, mas verdadeiramente, a formulação de todo um mundo interrelacional, a instauração de uma ponte entre o mundo interno e externo, entre o eu e o outro que ajuda a estabelecer o sentido de si mesmo, isto é, a constituição do sujeito. O desenvolvimento da fala vem sendo associado através de diversos estudos a condições sociais e de escolaridade dos pais que dificultam o desenvolvimento infantil. Repetição transgeracional de situações que oferecem risco social, tais como: privação econômica, desnutrição, exposição à violência e falta de assistência médica e de segurança. A educação infantil oferece a possibilidade de transformação social, na medida em que pode possibilitar um melhor desenvolvimento da linguagem, interação social e desenvolvimento cognitivo ao interromper o círculo vicioso que perpetua o risco social e a pobreza. Neste cenário, o desenvolvimento da linguagem tem um papel muito importante e significativo. A atual pesquisa é motivada pela pergunta: De que forma os profissionais que atuam em Centros de Educação Infantil (CEIs) aqui no Brasil se comunicam e interagem com as crianças que ainda não desenvolveram a comunicação oral? Como metodologia para desenvolver essa pesquisa, será realizado trabalho de campo a fim de observar a interação verbal entre a professora e as crianças pequenas de 0 a 3 anos. As professoras serão convidadas a preencher questionário registrando o desenvolvimento da oralidade e da comunicação verbal dos bebês e crianças pequenas atendidas por elas. Serão realizados dois encontros formativos com as professoras com o objetivo de despertar a atenção para a importância do cultivo do diálogo e do desenvolvimento da linguagem desde a mais tenra idade.