A escuta integrada ao corpo na pedagogia livre de Rudolf Steiner
Palavras-chave:
Rudolf Steiner, Sentidos, Escuta, Ambiente e corpoResumo
Esta apresentação comunica um dos resultados parciais de minha pesquisa de doutorado acerca de uma pedagogia da escuta em consonância com as necessidades humanas e concepções atuais da música, considerando a expansão conceitual, de materiais e da própria ampliação de fronteiras que definem a música, a partir da segunda metade do século XX, considerando-se, por um lado, a introdução de meios de produção, armazenamento, manipulação e reprodução eletrônica da música e, por outro, experiências transculturais proporcionadas pelos meios de comunicação da era pós-industrial. Esta pesquisa tem o propósito de investigar o quanto isso modifica tanto os hábitos de escuta dos ouvintes, como o modo de se relacionar com os sons, naturais e humanos, as músicas e, por sua vez, a própria composição, que convida o ouvinte a uma experiência da música, já não mais circunscrita ao âmbito da técnica, do treinamento auditivo dirigido e da análise, mas dando primazia à sensibilidade, de modo ativo e criativo, gerando significados na relação com outras referências. A partir dessa reflexão, a tese busca criar pontes e caminhos entre a experiência com música fora da sala de aula e no ambiente pedagógico, tendo a escuta e o fazer musical como meio para a vivenciar o corpo e a cultura, o sentir, o pensar e o querer, a liberdade do jogo entre o que o ser percebe e a maneira como configura o mundo que o ser integra. O referencial pedagógico desta pesquisa, que dá continuidade à de mestrado, é o pensamento filosófico e pedagógico de Rudolf Steiner. O foco principal desta apresentação é a sua concepção sobre a escuta e sua relação com o espectro dos sentidos humanos, bem como a sua importância para o desenvolvimento humano integral, sob o ponto de vista antroposófico da trimembração humana.