Escola da Família
uma política pública necessária
Palavras-chave:
Escola, Crianças, Família, Educadores, Políticas PúblicasResumo
Este trabalho acadêmico traz à tona a necessidade da implementação de Políticas Públicas que atendam à Primeira Infância. A partir da análise da realidade do trabalho de mais de 20 anos na Rede Pública de Educação no Município de São Paulo, como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, pude acompanhar a necessidade latente que as famílias têm de aprender a lidar com seus filhos. Muitas vezes em Reuniões Individuais notamos a urgência das famílias em compreender assuntos relacionados ao desenvolvimento físico, emocional e mental das crianças sob seus cuidados; compartilhar angústias, dúvidas, experiências e vivências que repercutem em suas famílias e afetam suas relações com os filhos e consequentemente, seu desenvolvimento. Muitas vezes, recebemos um pedido de socorro, em meio a choro e desespero por não saberem como lidar com as dificuldades desta relação, principalmente em meio às adversidades de uma pandemia como a da COVID-19. Sentimento de impotência, incompetência, ausência por conta das demandas diárias da vida adulta, fragilizam as famílias e enfraquecem a autoridade amada que representam, promovendo padrões de comportamentos contrários ao que seria ideal: amabilidade, aceitação, respeito, escuta, compreensão. A Escola da Família em forma de Política Pública, com apoio do Poder Público e da sociedade como dizem os documentos oficiais apresentados aqui, tem o poder de instrumentalizar as famílias e a sociedade de forma sistemática e comprometida; e melhorar sua participação de forma consciente e amorosa na formação de seres humanos em desenvolvimento, e futuros cidadãos brasileiros.