Escola da Família

uma política pública necessária

Autores

  • Juliana Barbosa Ramalho

Palavras-chave:

Escola, Crianças, Família, Educadores, Políticas Públicas

Resumo

Este trabalho acadêmico traz à tona a necessidade da implementação de Políticas Públicas que atendam à Primeira Infância. A partir da análise da realidade do trabalho de mais de 20 anos na Rede Pública de Educação no Município de São Paulo, como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, pude acompanhar a necessidade latente que as famílias têm de aprender a lidar com seus filhos. Muitas vezes em Reuniões Individuais notamos a urgência das famílias em compreender assuntos relacionados ao desenvolvimento físico, emocional e mental das crianças sob seus cuidados; compartilhar angústias, dúvidas, experiências e vivências que repercutem em suas famílias e afetam suas relações com os filhos e consequentemente, seu desenvolvimento. Muitas vezes, recebemos um pedido de socorro, em meio a choro e desespero por não saberem como lidar com as dificuldades desta relação, principalmente em meio às adversidades de uma pandemia como a da COVID-19. Sentimento de impotência, incompetência, ausência por conta das demandas diárias da vida adulta, fragilizam as famílias e enfraquecem a autoridade amada que representam, promovendo padrões de comportamentos contrários ao que seria ideal: amabilidade, aceitação, respeito, escuta, compreensão. A Escola da Família em forma de Política Pública, com apoio do Poder Público e da sociedade como dizem os documentos oficiais apresentados aqui, tem o poder de instrumentalizar as famílias e a sociedade de forma sistemática e comprometida; e melhorar sua participação de forma consciente e amorosa na formação de seres humanos em desenvolvimento, e futuros cidadãos brasileiros.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

RAMALHO, Juliana Barbosa. Escola da Família: uma política pública necessária. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 42–42, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/215. Acesso em: 18 jun. 2025.