Educação de jovens e adultos e a Base Nacional Comum Curricular

reflexões sobre invisibilidade

Autores

  • Sofia Santoro Santos

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, BNCC, Invisibilização

Resumo

Desde a sua concepção no Brasil, a Educação de Jovens e Adultos enfrenta dificuldades para se consolidar e ser reconhecida como parte da educação básica, sendo um dos mecanismos utilizados para dar continuidade às estruturas desiguais, opressoras e violentas da sociedade. Por este motivo, este ensino não é considerado em muitos dos documentos e programas voltados para escolas. Mediante essa problemática, este trabalho tem como tema a invisibilização da EJA na Base Nacional Comum Curricular, que se propõe a homogeneizar o currículo escolar do país, ignorando sua diversidade e tamanho continental. Segundo o documento, para assegurar um ensino gratuito e igual para toda a população, é necessário normatizar conteúdos e temas trabalhados em sala de aula. Os objetivos foram analisar e problematizar a BNCC para compreender se existem ou não propostas que pensem a Educação de Jovens e Adultos. Esta investigação se realizou por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como corpus de análise o documento da BNCC. O quadro teórico-metodológico adotado mobiliza as contribuições de Paulo Freire, acerca dos conceitos de leitura de mundo, dialogicidade, emancipação e criticidade, e de Sérgio Haddad, Maria Di Pierro, Claudia Vóvio e Rosa Porcaro em relação à história da EJA no Brasil. A relevância social desta pesquisa consiste em chamar a atenção do campo, por meio da produção intelectual, para a necessidade de compreender a Educação de Jovens e Adultos como um direito humano, consecutivamente, uma potência para reverter a lógica de exclusão social. Após a análise do documento, foi possível concluir que a Base, de fato, invisibiliza a existência da EJA, não considerando as diferenças e necessidades da modalidade de ensino em relação à educação voltada para o público infanto-juvenil.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

SANTOS, Sofia Santoro. Educação de jovens e adultos e a Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre invisibilidade. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 26–26, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/210. Acesso em: 18 jun. 2025.