Roda, verso e época
o impacto de princípios da pedagogia Waldorf no programa social da Associação Comunitária Monte Azul
Palavras-chave:
Projeto social, Periferia, Pedagogia Waldorf, ONG, Associação Comunitária Monte AzulResumo
Em 1979 nasce juridicamente a Associação Comunitária Monte Azul. Desde então várias ações e projetos se desenvolveram apoiados na pedagogia Waldorf. Entre outras áreas atualmente desenvolvidas e pulsantes se encontra um reconhecido programa chamado "Nossa Ciranda", que é o objeto deste trabalho. Esse projeto se dedica a crianças de 6 a 14 anos e 11 meses, faixa etária denominada de segundo setênio na pedagogia Waldorf. O trabalho apresentará as atividades desenvolvidas no projeto, que não tem apenas o objetivo de receber crianças e adolescentes, mas também de ajudá-los a se desenvolver de forma plena e saudável. Por meio do livro "Transformar é Possível", de Ute Craemer, e do criador da Pedagogia Waldorf, Rudolf Steiner, é possível identificar três propostas de trabalho que corroboram para o desenvolvimento do público alvo. O atendimento feito pelo Centro para criança e adolescente ou "Nossa Ciranda" tem como diferencial a proposta de trazer a pedagogia Waldorf como base de ensino, atuando de forma consistente em mudanças comportamentais e ampliação do universo informacional dos atendidos, familiares e seu entorno social. O projeto apresentará as atividades desenvolvidas nas três comunidades da periferia na zona sul de São Paulo, Favela Peinha, Comunidade Monte Azul e no bairro Jardim Horizonte Azul. Por meio de entrevistas, relatos e registros institucionais, o trabalho foi enriquecido por apresentar os resultados dos impactos dessa pedagogia na vida de quem já fez e ainda faz parte da "Nossa Ciranda", e que é possível inserir a pedagogia Waldorf em diversos contextos sociais.