O caminho do educador nas narrativas de contação de histórias para crianças
Palavras-chave:
Contação de histórias, Contador de histórias, Narrativas, Linguagens, Tradição oralResumo
Muitas histórias foram transmitidas de uma geração à outra graças à tradição oral. Reconhecendo sua importância, os Irmãos Grimm catalogaram vários contos da tradição oral alemã, tais como "João e Maria" e "Rapunzel". A catalogação e registro das histórias representam uma continuidade da herança cultural de um povo e permitiu que educadores e contadores de histórias trouxessem esse universo mágico para as crianças. Nossa pesquisa pretende oferecer material aos professores e educadores para enriquecer os seus processos narrativos voltados à primeira infância. A contação de histórias contribui significativamente no desenvolvimento da linguagem da criança que ela expressa por meio do livre brincar do faz-de-conta. Assim, como questões de pesquisa propomos: "Como o professor se prepara para o processo de contação de histórias em sala de aula?" "Quais recursos e quais histórias, dentre os contos de fadas dos Irmãos Grimm, contos rítmicos, histórias do cancioneiro popular, histórias inventadas e contos indígenas, são mais adequados a cada idade?" Para que esse processo aconteça de uma forma mágica, única e cuidadosa, nossa pesquisa pretende se aprofundar nos recursos que podem ser usados: como a voz, a entonação, os gestos, periodicidade, recursos materiais tais como instrumentos, panos e recursos artísticos como o teatro de bonecos, marionetes, avental de histórias, teatro de sombras, entre outros. A metodologia será, além da revisão bibliográfica da área, a entrevista de professores e contadores de histórias experientes do Brasil. Vamos pesquisar junto a eles seu processo de preparo interior, seus "segredos" e técnicas que servirão de suporte e base para os educadores que se enveredam nesses caminhos.