Roda rítmica

a educação pelos gestos na educação infantil Waldorf

Autores

  • Isabell Mendonça

Palavras-chave:

Educação Infantil, Gestos, Roda rítmica

Resumo

Na educação infantil Waldorf o educador é responsável por propiciar o ambiente e as condições favoráveis para o aprendizado da criança que acontece através da imitação que se ativa no brincar livre. Nesta pesquisa busco observar como esta aprendizagem acontece durante o primeiro setênio da criança através dos gestos realizados pelo educador a partir das rodas rítmicas. Todos os dias antes do ritual do lanche temos as rodas rítmicas, nela o educador realiza uma pequena história através de gestos com canções sobre um determinado tema da época em que as crianças estão vivenciando. Para a realização destes gestos, que são inspirados na natureza e na vida pulsante do ser humano, a jardineira (o) busca fazer um estudo dos movimentos que possam representar com coerência a imagem que intenciona apresentar à criança. Através da roda rítmica a criança trabalha imaginativamente aspectos relacionados à aquisição da espacialidade, à lateralidade, à geografia corporal, à linguagem e outros. A jardineira(o) desse modo, realiza os gestos de forma totalmente consciente e com uma intenção específica para a imitação da criança, onde ao executar os movimentos que escolheu em sua pesquisa, busca ofertar elementos que as crianças necessitam para o seu desenvolvimento. Tal atitude perante à criança irá colaborar para que esta tenha como captar gestos que internamente se transformarão em modelos de movimento necessários para o desenvolvimento de sua vontade, colaborando para uma melhor coordenação motora e uma ação com qualidade. Ao vivenciar e observar as rodas rítmicas realizadas no jardim de infância busco compreender como a partir dos gestos colaboramos com o desenvolvimento da criança do primeiro setênio.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

MENDONÇA, Isabell. Roda rítmica: a educação pelos gestos na educação infantil Waldorf. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 31–31, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/205. Acesso em: 18 jun. 2025.