O estudo prático da arte contemporânea como ferramenta de desenvolvimento criativo de futuros professores
Palavras-chave:
Arte contemporânea, Antroposofia, Pedagogia, EducaçãoResumo
Este trabalho investiga a possibilidade de inclusão do estudo e da prática da arte contemporânea nos cursos de formação de educadores, de modo que haja uma expansão da sensibilização no modo de ver, sentir e atuar destes futuros profissionais. Além disso, buscam-se também possíveis relações com a metodologia pedagógica Waldorf, que se baseia na antroposofia e tem a arte como um importante fundamento ao longo de todo o percurso escolar, atuando em diversos âmbitos do desenvolvimento sensível, corporal e cognitivo dos alunos. A partir da importância da arte contemporânea enquanto fenômeno de compreensão da atualidade e da constatação de diversas produções acadêmicas que a relacionam com os processos pedagógicos, foi primeiramente realizada a coleta, em bancos de dados de universidades e revistas acadêmicas brasileiras, das produções bibliográficas encontradas. A partir disso, está sendo feita a seleção de trabalhos relevantes à pesquisa, assim como leitura, análise e, por fim, a realização de reflexão crítica sobre a bibliografia encontrada. Durante esse processo, no entanto, foram encontrados diversos desafios para a pesquisadora iniciante, tal como o aprendizado do uso das diferentes plataformas online dos bancos de dados acadêmicos, a experiência com suas ferramentas de pesquisa (como o uso dos filtros por palavras-chave, autores, dentre outros, de forma a encontrar as produções de interesse) e a realização de fichamentos e anotações relevantes para a temática. O enfrentamento desses desafios possibilitou, sem dúvidas, a expansão do contato com a prática de pesquisa acadêmica relacionada à coleta bibliográfica, a experiência com a linguagem científica adotada na produção das teses, dissertações e artigos, assim como o entendimento de práticas de escrita referentes ao processo acadêmico.