Trajetos da implantação da pedagogia Waldorf no Hai África (Nairobi-Quênia)
Palavras-chave:
Educação, Organismo social, ONG, Educação humanizada, EscolaResumo
Umas das bonitezas da vida é ver as crianças sendo educadas em ambientes saudáveis e que considerem o seu desenvolvimento enquanto formação humana universal. Mas como sabemos, nós enquanto humanidade estamos falhando neste sentido. Porém, felizmente, isso não significa que não haja resistência e persistência na luta por uma educação humanizada. Neste sentido, escolas e movimentos inspiradores que buscam transcender a lógica imposta por nossa sociedade se espalham mundo a fora. Foi através do impulso de transformação social, baseada na educação que surgiu o Hai Africa, uma escola de ensino infantil situada na comunidade da Kabiria, em Nairóbi capital do Quênia. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compartilhar o processo de formação da nossa escola e a paulatina implantação da Pedagogia Waldorf como balizadora de nossos trabalhos e dos nossos ideais. Atualmente, além da escola, o Hai África conta com uma parceria com uma ONG que capacita profissionalmente as mães das crianças. Existem muitas crianças fora da escola em vários lugares do mundo, sabemos que este número se agrava de acordo com a situação socioeconômica dos países. No caso do Quênia, onde o ensino público não é gratuito, a escola se torna inacessível para as pessoas de baixa renda, com isso muitas crianças acabam ficando pelas ruas durante o dia. Foi sensibilizada por esta situação, que o Hai África nasceu, com o intuito de proporcionar atividades recreativas e alimentação para essas crianças. Com a semente deste organismo social plantada, começamos a pensar em possibilidades para as atividades das crianças e então, introduzimos uma rotina baseada na Pedagogia Waldorf. As bases da Pedagogia Waldorf não tiveram fluidez, inicialmente, mas à medida que o diálogo foi sendo construído e as professoras iniciaram o curso de formação, esse método foi ficando mais vivo dentro delas e de nossa escola.