O propósito social da pedagogia Waldorf
reflexões, relatos de experiências e possibilidades de atuação
Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, currículo social, educação, Rudolf Steiner, transformação socialResumo
Refletir sobre a realidade social no Brasil é problemática de grande complexidade. Articular essa problemática com a educação é tarefa premente. Nas propostas de Rudolf Steiner, constatamos um olhar muito acurado para as questões sociais. Dentre os objetivos da Educação Waldorf, destacam-se o respeito pela liberdade de cada indivíduo, direcionado a seu desenvolvimento integral; o reconhecimento do ser humano e de sua história de vida; a ênfase na interação humana e o exercício de uma consciência voltada para a igualdade de direitos e o respeito entre as pessoas. Compreende-se como currículo social a proposta dirigida à educação de crianças e jovens motivadora de um desenvolvimento de habilidades importantes atreladas à convivência social em todo seu percurso educativo. Com a leitura de pautas consideradas relevantes para a educação do novo milênio, cabe-nos indagar: de que maneira as escolas Waldorf ou outras abordagens pedagógicas são capazes de desenvolver um currículo voltado ao social, ajustado às características de nosso tempo e sintonizado com as necessárias transformações de nossa sociedade? Este trabalho busca discutir o propósito social da pedagogia Waldorf, bem como contemplar narrativas de experiência pedagógicas que evidenciem o poder transformador da humanização nas relações, além de sugerir possibilidades de atuação em meios educacionais e não educacionais. A metodologia a ser utilizada nesta investigação será realizada na forma de revisão bibliográfica para aprofundamento das temáticas concernentes aos propósitos sociais da educação Waldorf. Também será realizada pesquisa qualitativa, em que as narrativas de experiência serão coletadas; as propostas pedagógicas que servirão como referenciais norteadores serão sugeridas pelo corpo de pesquisadores discentes e docentes. A escuta ativa e sensível das narrativas ocorrerá nos vários âmbitos da educação — infantil, fundamental e médio — respeitando os três setênios.