A observação fenomenológica como prática pedagógica

compartilhando experiências de olhar para as crianças e seu brincar com as pedras

Autores

  • Lia Mattos
  • Liandra Ribeiro Nina Bernal Balconi
  • Sandra Eckschmidt

Palavras-chave:

Antroposofia, Brincar livre, Crianças, Fenomenologia Goetheana

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar os frutos da investigação pedagógica realizada em 2019 pelas educadoras do Centro de Estudos Casa Amarela sobre a relação das crianças com as pedras em seus brincares espontâneos. O ponto de partida do grupo de educadoras é o exercício da observação fenomenológica Goetheana, que é a base metodológica da pesquisa utilizada para a construção do conhecimento na Antroposofia, fundada pelo filósofo Rudolf Steiner, e tem como cerne a experiência viva do observador entretecida com a reflexão do mundo vivido, criando um espaço de investigação, aprofundamento, troca e aprimoramento da observação da vida humana, em especial, das crianças. As práticas investigativas realizadas entre as educadoras do Centro de Estudos Casa Amarela têm como objetivo ressignificar olhares e construir diferentes relações, não apenas com as crianças, mas consigo mesmas e com o mundo. O(a) educador(a)-pesquisador(a) precisa afinar sua alma para que ele(a) seja um instrumento apropriado para vivenciar o despertar para o mundo sutil, oculto, que os sentidos físicos não são capazes de alcançar. Este é um movimento que possibilita tecer novas percepções a partir do olhar das crianças e, assim, poder compreendê-las em seu desenvolvimento. A pesquisa, feita em 2019, deu origem ao livro Aninhar: um olhar para as crianças e seu brincar com as pedras, publicado em 2021.

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Publicado

2021-11-13

Como Citar

MATTOS, Lia; BALCONI, Liandra Ribeiro Nina Bernal; ECKSCHMIDT, Sandra. A observação fenomenológica como prática pedagógica: compartilhando experiências de olhar para as crianças e seu brincar com as pedras. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 1, p. 44–44, 2021. Disponível em: https://jatai.frs.edu.br/crc/article/view/198. Acesso em: 18 jun. 2025.